Original: http://ocaminhodeumperegrino.blogspot.com.br/2012/03/quem-nao-sabe-rezar.html
Na cidade de Berditchev, vivia o grande rabino Levi Yitzchak. Segundo o costume local, em Yom Kipur o Rabi Levi Ytzchak seria o chazan (condutor da reza) em Mussaf. No grande dia, toda a comunidade de Berditchev estava reunida na sinagoga e, depois de toda a noite rezando, e de manhã, todos esperavam o tão respeitado rabino.
Chegada a hora, ele não assumiu a sua habitual posição de chazan na reza de Mussaf. As pessoas começaram a ficar impacientes. O tempo passa e o Rabi ali, de olhos fechados e sem se mover. Todos estavam ficando nervosos, afinal já haviam rezado muito e estavam sem comer há tantas horas. De repente o Rabino levanta-se e declara:
- Agora estou pronto para ser o chazan. Esperei até agora, porque tinha um judeu muito simples entre nós que não sabe rezar, nem ler. Então, ele disse para D'us: 'Eu não sei nem rezar nem ler, mas uma coisa eu sei: o alfabeto hebraico. Então irei repeti-lo várias vezes e Você, D'us, junte as letras do jeito que quiser.' Eu estava esperando D'us juntar as letras”.
Autor : Rabino Daniel Segal
Nenhum comentário:
Postar um comentário